Ciente do perigo prefeitura faz alunos correrem risco de vida rodando em ônibus irregulares

Por Redação 16/08/2017 - 11:53 hs
Foto: secom/branquinha
Ciente do perigo prefeitura faz alunos correrem risco de vida rodando em ônibus irregulares
Ônibus escolar de branquinha antes de passar por suposta revisão

A redação do Cada Segundo recebeu, na tarde de ontem (15), uma denúncia acompanhada de fotos, em que pais, preocupados com a segurança de seus filhos, expuseram a situação precária do transporte escolar oferecido pela  prefeitura de Branquinha. A situação é grave, pois os pneus estão tão carecas que já dá pra ver os arames da estrutura interna dos pneus. 

Depois de investigar a situação, constatamos que o número de ônibus escolares rodando em Branquinha nessa situação é grande. Tanto os amarelinhos como outros ônibus locados a secretaria de Educação estão rodando com os pneus em situação precária. 

Procuramos a prefeitura municipal de Branquinha e para nossa surpresa, a prefeitura disse que “está por dentro da situação”. Isso sem dúvida deixa os pais dos alunos ainda mais indignados, pois a prefeitura admitiu está ciente do perigo que está fazendo os alunos passar, e mesmo assim continua os fazendo andar em veículos sem condições de uso. 

È ainda mais inadmissível e contraditório o fato de que a prefeitura de Branquinha afirmou, em uma propaganda na internet no dia 29 de Julho, que os ônibus escolares estavam sendo revisados e que Para o início do segundo semestre, os amarelinhos estariam higienizados e em ótimo estado de uso. Como ônibus com os pneus carecas podem estar em ótimo estado de uso? É o que perguntam os pais que estão preocupados com essa situação. 

A população tem atribuído situações de descaso como essa, a falta de afinidade com a cidade por parte do secretariado municipal, que em sua maioria são pessoas desconhecidas dos Branquinhenses, Por se tratar de imigrantes políticos vindos de outros municípios. 

O perigo 

O perigo de rodar com pneus carecas está associado à redução da capacidade de travagem, de deslocamento em curvas e risco de aquaplanagem, que acontece em dias de chuva, quando o solo fica molhado e o pneu perde o contato com a pista. Alem de estar cometendo infração de transito, a secretaria de educação de Branquinha está colocando em risco a vida de dezenas de crianças que utilizam o transporte escolar. Essa situação deixa os pais apreensíveis, pois o período é de chuva e os trajetos dos ônibus são íngremes, o que aumentam as chances de acidentes. 

Leia na íntegra a nota da prefeitura de Branquinha abaixo: 

“A Secretaria Municipal de Educação de Branquinha está por dentro da situação em que se encontram alguns ônibus da frota, como apurado pelo site, mas informa que foi aberta uma licitação para aquisição de novos pneus que serão colocados para substituição dos atuais em estado de uso avançado. Confirma ainda que os veículos que estão rodando nesse estado estão sendo substituídos por outras unidades até que seja solucionado o problema. Vale destacar que durante o recesso escolar deste ano, todos os carros que prestam serviço à educação passaram por revisões e dedetizações. A Prefeitura de Branquinha reitera o compromisso com a educação e com os serviços básicos prestados à sociedade.” 

 

Secretaria Municipal de Educação de Branquinha